UEL - PR - 2009 - R1 - 1

Questão 95

Leia o texto seguinte. [...] a saúde no Brasil vem sendo alvo de reflexões e mudanças gerais há algum tempo e esse processo de redefinição não se limita ao pensar técnico-burocrático e vai desde a construção do próprio conceito de saúde e de seu direito de cidadania até a reestruturação de seu arcabouço institucional. [...] um dos grandes desafios do setor saúde na atualidade é a formação dos profissionais de saúde. (CAMPOS, F. E.; AGUIAR, R. A. T. Atenção Básica e Reforma Curricular. In: NEGRI, B.; FARIA, R.; VIANA, A. L. D. (Orgs.) Recursos Humanos em Saúde: política, desenvolvimento e mercado de trabalho. Campinas: Unicamp, 2002, p.91 - 99.) Considerando o médico como elemento nuclear da equipe de saúde e com base no texto, pode-se afirmar que: I. Os rumos tomados pela educação médica no Brasil atendem apenas às necessidades do país, não estando relacionados às experiências de outros países e ao desenvolvimento da ciência moderna. II. O encontro do contexto positivista do final do século XIX com a educação médica ocorre quando Flexner publica seu estudo sobre a educação médica nos Estados Unidos, levando ao fechamento de várias escolas médicas americanas, e ultrapassa as fronteiras daquele país passando a nortear a reestruturação do ensino médico em outras nações. III. No Brasil, o contexto de mudança do setor de saúde nacional e internacional não foi apreendido por grande parte das escolas médicas que continuam formando seus alunos para o exercício de uma medicina segmentada, tecnicista e desvinculada das necessidades sociais. IV. Em relação à estrutura curricular, o desafio consiste na promoção de um currículo médico integrado, reduzindo-se ao máximo a fragmentação causada pela separação de conteúdos e na mudança pedagógica que requer a participação ativa do aluno em seu próprio processo de aprendizagem. Assinale a alternativa correta.
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